Todos sabem que a tecnologia vem mudando a forma como estudantes e professores vivenciam os processos de ensino aprendizagem. A inovação deixa de ser apenas uma participante nas salas de aula e, agora, nos ambientes virtuais, proporciona o suporte completo aos novos formatos de interação e conhecimento para as modalidades de ensino remoto e a distância.
Por causa da necessidade, a evolução tecnológica foi necessária para a continuidade das aulas durante e após a pandemia, e as instituições de educação encontram na computação em nuvem os recursos ideais para transformar o ensino, a partir do planejamento de tecnologia e da aplicação de novos métodos, alunos e professores se beneficiam da tecnologia para aprimorar os estudos neste cenário.
Planejamento educacional na nuvem
As instituições que já haviam aliado o crescimento estratégico à inovação no seu planejamento de tecnologia viveram uma adaptação para o digital de maneira mais natural, tanto no ensino remoto quanto no ensino a distância. Porém, escolas e faculdades que ainda não deram início às mudanças podem se beneficiar da cloud computing ao:
- conectar alunos e professores em salas virtuais;
- permitir o acesso remoto aos materiais a partir de diferentes plataformas e dispositivos, como apps e sites;
- viabilizar upgrade e downgrade do ambiente de aulas de acordo com o número de acessos e novos recursos para aulas interativas;
- garantir a manutenção contínua de sistemas críticos de gestão;
disponibilizar grande volume de conteúdos com velocidade; - proteger dados pessoais de alunos e professores, sejam eles referentes à matrículas ou ao acompanhamento da evolução escolar.
A construção de um planejamento de tecnologia que viabilize todos esses pontos demanda que equipes de tecnologia e professores estejam em sintonia em capacitações e treinamentos para proporcionar aos estudantes a melhor experiência de ensino na modalidade a distância.
Aplicação de novos recursos tecnológicos
O diálogo entre professores, gestores e profissionais de tecnologia é fundamental para a maturidade digital de toda a equipe, o que permite dinamizar e transformar os processos de ensino. Porém, se você acredita que esse investimento em inovação gera altos custos para sua instituição, o segredo para desmistificar esse pensamento está em escolher o parceiro certo.
A partir do planejamento de TI bem estruturado e personalizado de acordo com as suas demandas tecnológicas, de gestão e de ensino, o próximo passo é continuar a inovação com recursos especializados para o setor. Hoje, a maioria das experiências e imersões digitais de ensino acontecem por meio de gamification, realidade virtual e realidade aumentada e são consequência de um trabalho integrado entre escolas e faculdades com startups do segmento.
A relação dos alunos com o conhecimento pode ir além dos livros e textos por meio de interações digitais que permitem experiências como a simulação de situações reais em um cenário digital e os estudos teóricos em modelos tridimensionais, ambos inovadores e necessários para áreas como medicina, engenharia e arquitetura.
Com as parcerias certas, sua instituição se dedica ao que realmente importa: integrar todos os recursos necessários em um só lugar e disponibilizá-los na nuvem com qualidade, rapidez e segurança a todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
Como a tecnologia pode transformar o ensino remoto?
Aulas mais interativas e o acesso de qualquer lugar e em qualquer dispositivo estão sendo essenciais para a inovação no ensino remoto. As soluções na nuvem que permitem a aplicação de gamification e realidade aumentada e virtual no ensino já são uma necessidade que você precisa conhecer na prática.
Fonte: https://administradores.com.br/
Muito bom e útil este site.
Gostei muito!
Parabéns!
Grato!