Uma educação de, com e para todos.
Juan Antonio Ojeda Ortiz,
Rumo a uma sociedade
mais fraterno, solidário
e sustentável
Manuel Jesús Ceballos García e
Beatriz Ramírez Ramos (coords.)
No dia 12 de setembro de 2019, Papa Francisco emitiu uma mensagem convocando lideranças mundiais para o que denominou de Pacto Global Educativo.
Na mensagem, reafirmou o necessário cuidado com a “nossa casa comum” já alertado na carta encíclica Laudato si’. O cuidado, afirma, se fará a partir de uma “nova solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora”.
O Pacto Global Educativo, é um chamado do Papa Francisco, para todas as instituições educativas e as pessoas de boa vontade se empenharem e se comprometerem com a educação, como forma de mudanças de paradigmas e trilhar novos caminhos educativos, onde educador e educando dialogam e interagem, em um processo de mútua aprendizagem, numa dinâmica de aprender – desaprender – reaprender.
A iniciativa do Pacto Global Educativo visa uma educação que saiba ser portadora duma aliança entre todos os componentes da pessoa. Uma aliança entre os habitantes da terra e a “Casa Comum”, para garantir a vida as gerações futuras e uma aliança que gere relações de paz, justiça, solidariedade e respeito entre todos os povos, raças e religiões.
No Pacto Global Educativo, todas as pessoas, instituições e grupos são chamadas a dar vida e espírito a todos os processos educativos formais e informais, numa compreensão que pessoa e natureza/criatura, têm valor igual e complementar, pois “tudo está intimamente conectado e interligado, numa ecologia integral.
Adiado diversas vezes por conta da pandemia pelo covid-19, na ultima semana de julho de 2020, o Pacto foi finalmente liberado, e para nossa grata surpresa, a professora Ester Carvalho contribuiu de forma brilhante com o grupo de trabalho e sua contribuição pode ser vista na página 127.
Faça o download do livro clicando aqui.
**A Professora Ester Carvalho é graduada em história e em Direito, mestre em Educação e tem especializações nas áreas de Direito Processual Civil, Direito Internacional e Comércio Exterior, Gestão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Foi nomeada Conselheira no Conselho Estadual de Educação em 2009, onde exerceu as funções de Presidente da Câmara de Legislação e Normas, e de Vice-presidente. Nos anos de 2016-2017, atuou como Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação – FNCEE, hoje conhecido como Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação – FONCEDE.
Parabéns l!!!!
Parabéns, a professora Ester é 10