Se você às vezes fica frustrado com o pouco que realiza durante seu dia de trabalho, você não está sozinho. Uma pesquisa recente indica que apenas 26% das pessoas costumam deixar o dia de trabalho depois de realizar as tarefas que se propuseram a fazer. É comum sentir-se ocupado, mas não fez nada importante. Claro, a vida não é ser um robô de produtividade em que cada segundo é otimizado. Mas a maioria de nós deseja se sentir bem organizada e eficiente na busca de objetivos importantes e na solução de problemas críticos. Um bom primeiro passo é entender os erros mentais que normalmente nos impedem de focar e terminar um trabalho significativo. Aqui estão cinco mais comuns:
Você superestima quanto tempo concentrado você tem em um dia normal
Projetos criativos de longo prazo, pensamento estratégico e construção de habilidades e relacionamentos requerem grandes blocos de atenção concentrada. É fácil pensar com otimismo que você tem o dia todo, ou mesmo várias horas, para esse tipo de trabalho e, posteriormente, planejar suas prioridades com base nessa suposição. No entanto, para muitos de nós, reuniões, e-mail, Slack, telefonemas e “perguntas rápidas” ocupam uma parte considerável do nosso tempo no escritório. Os dados agregados do aplicativo de controle de tempo RescueTime sugerem que as pessoas têm pelo menos uma hora e 12 minutos de tempo ininterrupto em seu dia.
Se você reconhecer o tempo limitado que terá para um trabalho focado, poderá selecionar de forma mais implacável sua prioridade absoluta e se proteger de distrações por determinados períodos. Quando você tiver 60 a 90 minutos disponíveis, tente se concentrar em seus objetivos gerais (por mais tentador que seja concentrar-se em trabalhos de rotina mais sensíveis ao tempo). Lembre-se, também, que mesmo esses projetos complexos e importantes geralmente têm algumas tarefas administrativas associadas a eles (por exemplo, caçar uma referência ao escrever um livro) que não requerem tanto foco ou criatividade. Como uma solução alternativa por ter tempo limitado para o trabalho mais pesado, identifique as tarefas e coloque-as nos 15 minutos extras que você tem entre as reuniões ou nos períodos livres mais longos durante os quais você suspeita que haverá interrupções.
Você ignora métodos comprovados e sustentáveis que parecem muito enfadonhos ou muito simples
Se você consome muito material de autoajuda de produtividade, provavelmente está familiarizado com muitos conceitos básicos da psicologia cognitivo-comportamental. Por exemplo, se você formar “intenções de implementação”, é mais provável que siga em frente. Isso envolve planejar quando e onde você fará uma tarefa e como você superará os obstáculos que encontrará. Da mesma forma, você deve ter lido anteriormente sobre como diminuir o número de decisões que você toma em um dia irá reduzir sua fadiga mental e melhorar sua força de vontade. E você deve saber que, quando torna qualquer tarefa mais fácil, por exemplo, garantindo que tem os materiais necessários em mãos, é mais provável que você comece. No entanto, uma vez que ouvimos esses princípios, muitas vezes os classificamos como “notícias velhas”, mesmo quando não os implementamos totalmente ou não os experimentamos.
Para cada um de seus projetos importantes, tenha sua próxima ação definida e tudo que você precisa para concluí-la à mão e pronto para uso. Por exemplo, se você quiser gravar um vídeo ensaiando um grande discurso, configure o espaço que planeja usar, faça um teste de gravação por um minuto e verifique se há espaço livre suficiente em seu dispositivo de gravação. Se você remover esses tipos de barreiras práticas para começar, eles não prejudicarão o seu tempo concentrado.
Se você gosta de se ver como um indivíduo especial ou único, pode descobrir que soluções simples não combinam com isso, já que você não gosta de se ver como qualquer outra pessoa. Isso é uma armadilha. Certifique-se de que você está empregando estratégias chatas, mas fáceis e comprovadas para o trabalho, de todas as maneiras que você poderia ser. Melhore a aplicação criativa de ideias simples em vez de procurar ideias complexas.
Você pensa sobre a mudança de uma forma tudo ou nada
Frequentemente suspeitamos que uma certa mudança de hábito ajudaria em nossa produtividade, mas nos sentimos psicologicamente resistentes a fazê-lo. Por exemplo, você pode acreditar que dormir mais ajudaria em sua produtividade, mas você é uma coruja da noite e se irrita com os conselhos sobre ir para a cama cedo. Em vez de perseverar naquilo a que você se sente resistente, procure as mudanças que está disposto a fazer que não pareçam ser um grande negócio. Automatizar as luzes de sua casa para diminuir (ou ficarem vermelhas), usando filtros de luz azul em seus dispositivos ou gastando os últimos 30 minutos do seu dia de trabalho planejando o dia seguinte (criando uma transição), pode ajudá-lo a mudar sem esforço o horário que você deseja vá dormir 10-15 minutos antes. No entanto, se você acha que tem que fazer uma mudança de duas horas em sua hora de dormir ou nada, ou está focado apenas no fato de que não quer desistir de dormir com seu telefone, você não fará nenhuma mudança em tudo. Colete as vitórias fáceis que não ativam sua resistência psicológica. Quando você faz uma mudança discreta com sucesso, sua disposição para fazer outras mudanças provavelmente se expandirá naturalmente.
Você se esquece de como fazer tarefas recorrentes, mas não frequentes
Se você faz uma tarefa diariamente, provavelmente tem um processo eficiente para realizá-la. Se você fizer isso uma ou algumas vezes por ano, talvez não. Em The Healthy Mind Toolkit, Alice Boyes escreveu sobre como toda vez que ela precisava limpar o tambor da sua impressora, ela gastava pelo menos 10 minutos procurando as instruções on-line de como fazer isso. Depois de um certo tempo, ela passou a salvar instruções em um e-mail destinado a ela mesmo sob a linha de assunto “como limpar o tambor da impressora”, então ela não tem que passar por todas as etapas para encontrar o número do modelo da minha impressora e pesquisá-lo no Google. Depois de concluir qualquer processo que precise repetir no futuro, escreva as instruções para você mesmo sobre a maneira mais eficiente de fazê-lo e salve-as em um local facilmente pesquisável.
Você subestima os custos de pequenos vazamentos de tempo / energia
Gastar um pouco de tempo na maioria dos dias em seus projetos importantes, mas não urgentes, ou melhorar suas habilidades é frequentemente o suficiente para melhorar drasticamente seus resultados gerais em comparação com não perder tempo. Por outro lado, pequenos vazamentos de tempo e energia podem ter um impacto negativo maior do que as pessoas percebem. Esses dez minutos que você gasta procurando chaves ou respondendo a um e-mail que não precisava de uma resposta imediata são irrelevantes por si só. No entanto, muitos desses casos podem interromper seu fluxo, reforçar um senso negativo de identidade e, geralmente, minar sua energia. Quando você cria sistemas (por exemplo, reduzindo decisões desnecessárias, agilizando e simplificando tarefas, agrupando, automatizando, terceirizando ou usando listas de verificação) que abordam pequenos vazamentos de tempo / energia, você experimentará benefícios de clareza mental ao fazer isso que superam em muito a economia de tempo .
Embora as dicas neste artigo não resolvam todos os seus problemas de produtividade, elas podem dar a você uma chance melhor de realizar as coisas mais importantes.
Alice Boyes, PhD, é uma psicóloga clínica que virou escritora e é autora de The Healthy Mind Toolkit e The Anxiety Toolkit.
Artigo Traduzido da Harvard Business Review.
Fonte Original: https://hbr.org/2019/11/5-mental-mistakes-that-kill-your-productivity
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigada
Agradecemos